Ementa: Compreensão da interface entre o território, a paisagem, o lugar, o espaço e a escala geográfica. Leitura, produção e intepretação de mapas, gráficos, desenhos e outros elementos que envolvam a representação do espaço geográfico. Estabelecimento de relações entre homem-natureza e análise da apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo, enfatizando a natureza como construção histórico-social. Compreensão da inter-relação dos eventos, tanto naturais como sociais, no espaço.

Objetivo geral: Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.

Objetivos específicos:

1. Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;

2. Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;

3. Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa em Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;

4. Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens.