EMENTA: Estudo da população mundial e brasileira: estrutura, dinâmica e problemas. Estabelecimento de relações entre o uso e a produção de energia com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. Análise das transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. Contextualização dos eventos espaciotemporais para o entendimento da organização geopolítica mundial. Compreensão das transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

OBJETIVOS: 

Objetivo geral: Compreender a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.

Objetivos específicos:

1.      Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídos por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, devem se empenhar para democratizá-las;

 2.      Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa em Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;

 3.      Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens;

 4.      Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e sujeitos e um elemento de fortalecimento da democracia.


O NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSUL, atua no Campus de Novo Hamburgo através do seu representante. O curso aqui apresentado, elaborado por essa representação, objetiva auxiliar as  " ações institucionais de capacitação de recursos humanos em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual", como obriga o Artigo 15-A, Parágrafo único, Inciso VII da Lei nº 13.243, de 2016.

Para tanto será apresentado, em conteúdo construído de forma contínua, questões práticas e teóricas, dentro do princípio da legalidade, sobre propriedade intelectual, propriedade industrial, direito autoral, competências do NIT, direitos e obrigações dos criadores (servidores e alunos), relações da instituição com o meio produtivo e inventores independentes, incubadoras e ecossistemas de inovação.